Manejo fitossanitário e Cobre: dois aliados na minimização dos prejuízos causados pelo El Niño

    

O El Niño, fenômeno que tem afetado o clima em todo o país, tem trazido aos agricultores nesta safra de verão 23/2024 condições distintas das registradas nas últimas três temporadas. Períodos com irregularidade no volume de chuvas e temperaturas acima da média têm preocupado os produtores, pois conferem um ambiente favorável para ocorrência das principais doenças da soja.

Para evitar prejuízos, deve-se considerar estratégias integradas de manejo fitossanitário, a fim de ter um controle efetivo e promover maior sustentabilidade no ambiente de produção. Nesse sentido, a nutrição de plantas é uma aliada, visto que a interação entre a sanidade de plantas e a nutrição vem demonstrando efeitos significativos nos últimos anos.

Quando falamos em nutrição e defesa da planta, o micronutriente cobre merece um destaque, pois é amplamente utilizado graças à sua ação no aumento do sistema de defesa natural das plantas, seja pelo aumento das barreiras físicas, que dificultam a entrada do patógeno em seus tecidos, por meio do estimulo à formação de lignina nas paredes celulares, por exemplo, ou por barreiras bioquímicas, onde atua sobre o patógeno dentro do tecido vegetal, inibindo seu crescimento e, portanto, diminuindo a quantidade de lesões, em virtude de seu efeito fungistático e bacteriostático (por exemplo, a produção de fitoalexinas e compostos fenólicos).

Além disso, o cobre atua evitando o acúmulo de nitrato nas folhas, por meio da melhora na atividade da redutase do nitrato e, com isso, resultando em menor disponibilidade de alimento para os patógenos.

Como escolher o melhor manejo de cobre para a lavoura:

1. Bioatividade do nutriente: a forma bioativa de cobre é aquela que a planta tem capacidade de absorver e usar em seus mecanismos naturais de resistência;

2. Mobilidade do nutriente na planta: o cobre é imóvel na planta e, portanto, sua eficiência depende da qualidade do produto aplicado;

3. Facilidade de aplicação: para garantir a compatibilidade do cobre com os demais produtos usados na formação da calda e a segurança na pulverização, deve-se observar a fonte de cobre e o tipo de formulação.

 

    

Nutrição e defesa para lavoura com BRANDT Smart Cobre

Formulação exclusiva para fornecimento de cobre com tecnologia BRANDT Smart System. Garante fornecimento de cobre de forma rápida, segura e eficiente para nutrição e ativação dos mecanismos de defesa contra patógenos.

Seu uso deve ser associado ao manejo de fungicidas das culturas na dose de 0,30 – 0,70 L/ha via folha.

       

 

Manejo Fitossanitário sem BRANDT Smart Cobre

Soja 23 - Santo Ângelo/RS - Madalosso Pesquisas

Manejo Fitossanitário com BRANDT Smart Cobre

Soja 23 - Santo Ângelo/RS - Madalosso Pesquisas

     

 

Autora:
Bruna Siqueira - Técnica de Desenvolvimento de Mercado BRANDT - PR