Safra de milho deve crescer 11,2% este ano em relação ao período 2021/22

Especialista explica que o produtor deve estar atento ao manejo adequado da cultura e utilizar estratégias para mitigar perdas e elevar o teto produtivo

A produtividade da safra de milho é uma questão bem importante para o campo. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a projeção para 2022/23 é promissora, devendo atingir 125,8 milhões de toneladas, 11,2% a mais que no período de 2021/22. Esse dado reforça o potencial produtivo da cultura. Para garantir os bons números, o produtor deve estar atento ao manejo correto nas diferentes etapas do desenvolvimento da lavoura. 

 

Isso porque no Rio Grande do Sul, por exemplo, a safra registrou perdas de cerca de 50%, de acordo com a Emater-RS, devido a estresses hídricos nas plantações, cenário que pode se repetir em outras regiões, por isso é importante investir em novas tecnologias e produtos que assegurem o bom desenvolvimento da planta e alto teto produtivo.

De acordo com a Técnica de Desenvolvimento de Mercado da BRANDT do Brasil, Gabrielle Masson, uma das práticas que vem despontando na agricultura é o tratamento de sementes, que estimula o crescimento radicular, aumentando a absorção de água e nutrientes. "Esse procedimento otimiza o aproveitamento da fertilidade do solo e da água disponível", diz.

Soluções personalizadas 
"Agora que estamos na época de plantio do milho safrinha, é importante o agricultor utilizar estratégias que envolvam tecnologia e bons produtos para reduzir os riscos de perdas e elevar o teto produtivo. Uma das medidas que podem ser adotadas é o uso de soluções específicas, como o BRANDT Genesis, que é formulado com aminoácidos livres, precursores de hormônios vegetais, proteínas e enzimas, que são responsáveis por todo o desenvolvimento vegetal e pela regulação dos processos metabólicos da planta", comenta Gabrielle. 

Déficit hídrico 
Com o início da germinação e aparecimento das primeiras folhas, é muito importante ter um olhar atento para evitar qualquer deficiência nutricional na cultura do milho, além de perdas com possíveis estresses que podem acontecer, como temperaturas mais baixas ou falta de água. "A BRANDT tem em seu portfólio tecnologias para garantir altas produtividades, como o BRANDT Plant Start, que é um formulado com uma combinação que promove o crescimento precoce e desenvolvimento de sistemas radiculares saudáveis que irão estabelecer a planta mais rapidamente, promovendo um crescimento vigoroso," destaca.  

Herbicidas 
"O uso desses produtos ainda é essencial no controle de ervas daninhas, mas sabemos que eles causam diversos efeitos negativos nas nossas culturas, como redução da fotossíntese, travamento da parte aérea, redução do crescimento radicular e diminuição no processo de transpiração, o que fará com a planta absorva menos água e nutrientes. No final das contas, temos uma cultura mais sensível aos estresses e sujeita a perdas de produtividade", explica Gabrielle. Ainda de acordo com a especialista, "há produtos como o BRANDT Smart Trio, que possui uma tecnologia de nutrição de plantas desenvolvida para aumentar a saúde vegetal, corrigir deficiências de nutrientes e tornar eficientes as aplicações foliares. Sua especial formulação foi concebida para uma fácil aplicação e rápida absorção e translocação dos nutrientes, além de mitigação dos efeitos fitotóxicos dos herbicidas", afirma.

Boro 
O boro é essencial para o crescimento de todas as plantas. Ele auxilia na transferência de açúcares e nutrientes das folhas para os órgãos reprodutores e aumenta a polinização e o desenvolvimento das sementes. O milho requer um suprimento disponível de boro, principalmente durante a floração masculina e a floração feminina. “Há estudos que mostram que a aplicação de boro no sulco de semeadura exerce influência sobre o número de grãos por fileira da espiga (NGF), o que também favorece a produtividade. A junção entre tecnologias nutricionais e estratégias de manejo no campo vão garantir altas produtividades”, conclui a especialista.